quinta-feira, 3 de junho de 2021

Pajelança

Pajelança

A pajelança é uma forma de magia nativa da Amazônia, tipicamente indutiva, atuando sobre qualquer elemento vivo e mantendo estreita relação com os demais reinos da natureza: mineral, vegetal e animal. É praticada por curandeiros (principalmente pelos pajés da Amazônia).

Um elemento indispensável na pajelança é o maracá. O maracá de um xamã é recebido ou confeccionado durante a iniciação, sendo, portanto, sagrado para ele. Em alguns casos é passado de pai para filho; ou ainda, o “escolhido” é induzido a achá-lo mediante as regras impostas pelo ritual de iniciação.

Outro elemento fundamental é o *tauari*, uma espécie de charuto natural semi-oco que ajuda o pajé a defumar o local ou a pessoa em questão. O charuto, com sua fumaça cheirosa, objetiva imantar o ambiente e criar uma atmosfera toda especial, para facilitar os contatos que o pajé queira fazer.

Existem outros elementos sagrados usados pelos pajés, como: mascar certos vegetais, ou mesmo cheira-los, ou até mesmo come-los ou bebe-los (chás); cantos ou sons emitidos pelos pajés.

Geralmente o pajé exerce uma influência muito grande sobre seu povo – sua figura está para a tribo na mesma proporção em que o médico está para a comunidade. Isso faz com que sua importância e destaque assumam uma responsabilidade toda especial sobre os problemas que afligem seu grupo.



Vídeo sobre https://youtu.be/qlyRH8tnQOA

Sem comentários:

Enviar um comentário

REGIÃO METROPOLITANA DE GURUPI (TOCANTINS)

  REGIÃO METROPOLITANA DE GURUPI (TOCANTINS)           A partir da Lei Complementar nº 93 de 03 de abril de 2014, é instituída a Região Met...