sexta-feira, 7 de maio de 2021

SOLDADOS DA BORRACHA

 Soldados da Borracha 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os países aliados perderam o acesso à borracha asiática e necessitavam desta matéria-prima, principalmente para a indústria bélica. Os aliados então voltaram suas atenções então para a Amazônia, o grande reservatório natural da borracha. Entretanto, seriam necessários, pelo menos, cem mil novos trabalhadores para reativar a produção amazônica até o nível desejado.

Para atrair as pessoas até lá o governo adotou uma campanha de recrutamento que tomou conta principalmente do Nordeste brasileiro. Com Cartazes repletos de palavras fortes e otimistas davam a ilusão de que regressariam da floresta amazônica ricos.

(Dizia-se que “na Amazônia se junta dinheiro com rodo”. Os velhos mitos do eldorado amazônico voltavam a ganhar força no imaginário popular, agora considerado o paraíso verde, a terra da fartura, onde a seca não tinha vez).






Só do Ceará, cerca de 30 mil, nos anos de 1941-42, foram enviados imediatamente para os seringais. Em todas as regiões do Brasil, aliciadores tratavam de convencer trabalhadores a se alistar como soldados da borracha para auxiliar na vitória aliada.

O contrato de trabalho, não deveria repetir os abusos do sistema de aviamento, porém quase nunca foi respeitado. O poder das casas aviadoras e dos seringalistas quebrou com as tentativas de implantação de um novo regime de trabalho.

A produção na Amazônia não foi suficiente e com a Segunda Guerra Mundial caminhando para o fim os Estados unidos cancelaram os acordos referentes à produção da borracha amazônica. Era o fim da Batalha da Borracha, mas não da guerra travada por seus soldados.


PARA ONDE FORAM OS SOLDADOS DA BATALHA DA BORRACHA? Muitos, imersos na solidão de suas colocações no interior da floresta, sequer foram avisados de que a guerra tinha terminado, só vindo a descobrir isso anos depois. Alguns voltaram para suas regiões de origem como haviam de lá partido, sem um tostão no bolso. Outros conseguiram criar raízes na floresta e ali construir suas vidas. Poucos conseguiram tirar algum proveito econômico dessa batalha incompreensível, aparentemente sem armas, sem tiros, mas com muitas vítimas.

Vídeo sobre: https://youtu.be/LlPbvkHJVAI

Sem comentários:

Enviar um comentário

REGIÃO METROPOLITANA DE GURUPI (TOCANTINS)

  REGIÃO METROPOLITANA DE GURUPI (TOCANTINS)           A partir da Lei Complementar nº 93 de 03 de abril de 2014, é instituída a Região Met...