sábado, 25 de fevereiro de 2023

Sobre o município de Santo Antônio do Tauá

 

Um pouco sobre o município de Santo Antônio do Tauá

O município de SANTO ANTONIO DO TAUÁ encontra-se localizado na Região Nordeste do Estado do Pará, distante 56 km da capital paraense, situado na PA 140, entre os municípios de Santa Izabel e Vigia, fazendo parte da mesorregião metropolitana de Belém e da microrregião de Castanhal. Compreende uma área de 539 km, limitando-se com os municípios de Belém, Castanhal, Vigia de Nazaré, Santa Isabel do Pará, Colares, São Caetano de Odivelas e Santa Bárbara.

Os Tupinambás

                Os povos originários que se localizavam nesta região, antes da chegada dos homens “brancos”, pertenciam à etnia dos tupinambás.

A povoação a partir da Revolta da Cabanagem

O desbravamento da região onde se localiza Santo Antônio do Tauá teve inicio no século XIX, quando os adeptos do movimento da Cabanagem instalaram-se nas matas do atual município de Vigia, inclusive na vila de São Raimundo dos Borralhos. Para atingir a capital do estado os cabanos utilizavam-se dos rios ali existente, bem como dos caminhos que foram abrindo, nos quais surgiram diversas povoações.

Os espanhóis

Em 1890, vieram para o estado do Pará alguns espanhóis. O então governador José Paes de Carvalho, objetivando povoar e incrementar a agricultura nesse território cedeu-lhes uma área de terras, na expectativa de que os recém- chegados a explorassem e cultivassem. Para isso, mandou construir três barracões que lhe serviam de alojamento e também lhes supriu de mantimentos até aguardarem a colheita dos produtos. Entretanto, a permanência desses espanhóis foi de curta duração, restando somente os três barracões.

“Do Nordeste os imigrantes”

Em 1901, deram entrada na capital do estado, inúmeras famílias nordestinas chefiadas pelo major potiguar Manoel Cornélio Barbosa Cordeiro Peixoto, fundador da cidade. Na ocasião, pleiteou e obteve do governador Augusto Montenegro a mesma área de terras antes doadas aos espanhóis.

A origem do nome

Em consequência da implantação da agricultura e de um engenho de açúcar, a localidade desenvolveu-se, vindo a adquirir categoria de município, em 1961. O município recebeu a denominação de Santo Antônio do Tauá, em homenagem ao padroeiro da cidade e, também, ao Rio Tauá que banha grande parte do seu território. Tauá, do tupi-guarani significa “barro Amarelo”. Quem nasce em Santo Antônio do Tauá é denominado de tauaense.

Emancipação politica

                De acordo com o livro “História de Santo Antônio do Tauá” de 1976, do memorialista e professor Evandro Brioso, o território de Santo Antônio do Tauá passou a categoria de município no dia 29 de dezembro de 1961, mas, foi somente por intermédio da Lei Nº 2460/61 sancionada no dia 04 de abril de 1962, pelo então governador do Estado do Pará, Sr. Dr. Aurélio Corrêa do Carmo, que o município do Tauá se emancipou do município de Vigia (ALMEIDA, 2021).


                O município de Santo Antônio do Tauá foi desmembrado dos municípios de Vigia de Nazaré e de João Coelho (hoje Santa Isabel do Pará).

Imagem retirado do TCC de Suellen Auzier do Carmo, intitulado: Santo Antônio do Tauá (Pa): uma cartografia da expansão urbana

Sem comentários:

Enviar um comentário

REGIÃO METROPOLITANA DE GURUPI (TOCANTINS)

  REGIÃO METROPOLITANA DE GURUPI (TOCANTINS)           A partir da Lei Complementar nº 93 de 03 de abril de 2014, é instituída a Região Met...